06/01/2026

Primeiro semestre no Vale Europeu, em Santa Catarina, tem eventos de cultura de imigrantes alemães, italianos e ode à cerveja

Região turística que inclui os municípios de Blumenau (SC) e Pomerode (SC) é reconhecida pela qualidade das programações, que têm gastronomia como destaque

Em um ano que promete ser marcado pelos brasileiros conhecendo e visitando regiões vizinhas - afinal de contas, são nove feriados nacionais em dias úteis em 2026 - as programações começam já no primeiro semestre. No Vale Europeu, em Santa Catarina, três grandes eventos estão confirmados já nos primeiros meses do ano. 
 
Veja mais sobre eles: 
 
41ª Festa Pomerana: pipoca de linguiça Blumenau chega à cidade mais alemã do país
 
De 14 a 25 de janeiro, a primeira das grandes festas que celebram a tradição dos imigrantes alemães acontece em Pomerode (SC). A 41ª Festa Pomerana (@festapomerana) traz para o verão de Santa Catarina uma programação cultural e gastronômica que terá, este ano, a estreia da pipoca de linguiça Blumenau. Grande novidade do maior evento de Santa Catarina em 2025, só na última Oktoberfest foram comercializadas mais de 20 mil porções do petisco. 
 
A Casa da Linguiça Blumenau, com produtos da Olho Embutidos (@olhoembutidos), vai levar ao evento diversos preparos com o embutido que, desde 2024, é um produto com Indicação Geográfica de acordo com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Para isso, o produto só pode ser fabricado em 16 municípios catarinenses, com cortes específicos de carne, temperos característicos e defumação lenta. 
 
Degusta Cervejas do Brasil: mais de 900 rótulos para livre degustação com um ingresso
 
De 4 a 7 de março, a Capital Brasileira da Cerveja se torna o maior ponto de encontro nacional dos apaixonados pela bebida. Programação paralela ao Festival Brasileiro da Cerveja, o Degusta Cervejas do Brasil (@degusta_cervejasdobrasil) é um evento com degustação livre que reúne mais de 200 marcas de todas as regiões do país, com mais de 900 rótulos diferentes. 
 
Com apenas um ingresso, o consumidor pode provar toda a diversidade do cenário cervejeiro nacional, além de aproveitar toda a programação, que inclui ainda visitações a fábricas, seminários e outras experiências relacionadas à bebida. 
 
31ª Festitália: gastronomia dos imigrantes italianos
 
Os imigrantes italianos tiveram uma participação essencial na colonização do Vale Europeu. E isso fica muito evidente na Festitália, evento que chega a 31ª edição em Blumenau (SC) de 11 a 21 de junho (@festitaliablumenau). Um dos maiores eventos da cultura dos imigrantes italianos do país, a programação se destaca pelas apresentações culturais e, claro, pela gastronomia reconhecida em todo o mundo, com suas variações regionais. 
 
No menu da Festitália estão massas, pizzas, queijos, risotos e diversas receitas com polenta - servida com ragu, frita e em uma versão de x-polenta criada no evento, com a polenta substituindo o pão em um sanduíche que leva ainda calabresa, mussarela e tomate. São mais de 100 opções entre pratos e petiscos. 

 


Legenda: Pipoca de linguiça Blumenau estreia na Festa Pomerana, em janeiro em Pomerode (SC)
Créditos: Daniel Zimmermann/Divulgação
Legenda: Degusta Cervejas do Brasil promove maior encontro cervejeiro do Brasil em março, em Blumenau (SC)
Créditos: Daniel Zimmermann/Divulgação
Legenda: Cultura e gastronomia dos imigrantes são estrelas da Festitália, em junho, em Blumenau (SC)
Créditos: Daniel Zimmermann/Divulgação